Inadimplência atinge maior patamar da série histórica, diz CNC
Publicado em 09/10/2025 , por Julia Fermino

Setembro de 2025 marcou o maior patamar de toda a série histórica iniciada em 2010: 30,5% das famílias estão com contas em atraso, de acordo com os números da Confederação
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou números que evidenciam o agravamento da situação financeira das famílias brasileiras. Em setembro de 2025, a proporção de famílias com contas em atraso, ou seja, em situação de inadimplência, atingiu 30,5%, marcando o maior patamar de toda a série histórica iniciada em 2010.
O cenário de aperto financeiro é reforçado pelo aumento contínuo do endividamento geral. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da CNC mostrou que a proporção de famílias com dívidas a vencer subiu para 79,2% em setembro de 2025.
Os dados demonstram que as famílias estão comprometendo uma parcela significativa de seus ganhos para honrar os pagamentos. Em setembro, 18,8% dos consumidores tinham mais da metade de seus rendimentos comprometidos com o pagamento de dívidas.
Diante da manutenção das taxas de juros em patamares elevados, a CNC projeta que o quadro de endividamento e inadimplência deve se agravar. A estimativa é de que o ano de 2025 se encerre com um aumento de 3,3 pontos percentuais no endividamento e de 1,7 ponto percentual na inadimplência em relação aos níveis registrados no final de 2024.
Fonte: Jovem Pan - 09/10/2025
Notícias
- 09/10/2025 Sete em cada 10 trabalhadores recebiam, no máximo, 2 salários mínimos em 2022, mostra IBGE
- Depois de queda em agosto, inflação oficial sobe 0,48% em setembro
- Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
- Governo lançará política de crédito habitacional à classe média
- Cliente enganada por link falso da Netflix será indenizada por banco
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)