Qual o impacto da crise de metanol nos bares e restaurantes?
Publicado em 07/10/2025

Associação Paulista de Bares e Restaurantes relatou uma queda no consumo de destilados, com consumidores optando por cervejas e vinhos
A cidade de São Paulo enfrenta uma grave crise de saúde pública com a confirmação da segunda morte por intoxicação de metanol, elevando para 14 o número de casos confirmados no estado. As vítimas, dois homens de 46 e 54 anos, eram residentes da capital paulista. A situação é alarmante, com mais de 160 casos suspeitos sendo investigados pela Secretaria de Saúde. Em resposta a essa emergência, uma força-tarefa policial foi mobilizada para identificar e apreender bebidas adulteradas, resultando em 41 prisões em várias cidades, incluindo Diadema e Santo André. Além disso, 11 estabelecimentos foram interditados e 6.900 garrafas apreendidas desde o início das operações.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou que o contrabando de bebidas é um problema estrutural no Brasil, que está intimamente ligado à fiscalização inadequada e ao sistema de monitoramento falho. Ele ressaltou a facilidade com que falsificadores obtêm garrafas para adulteração e a responsabilidade dos comerciantes que compram produtos sem nota fiscal. Embora as prisões realizadas até agora não indiquem uma conexão direta, o governador assegurou que qualquer envolvimento de crime organizado será rigorosamente investigado e punido.
O Ministério da Saúde, sob a liderança de Alexandre Padilha, está monitorando de perto os casos e reforçou a importância da notificação imediata de suspeitas clínicas. Para enfrentar a crise, o ministério adquiriu mais de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 unidades de fomepisol para tratamento, distribuindo-as para centros de referência em toxicologia. A Anvisa também orientou gestores estaduais e municipais sobre farmácias de manipulação capazes de produzir o etanol farmacêutico. Padilha assegurou que os tratamentos são eficazes e reconhecidos pela comunidade médica internacional, oferecendo esperança para os afetados.
Enquanto isso, a crise já está impactando o setor de bebidas. A Associação Paulista de Bares e Restaurantes relatou uma queda no consumo de destilados, com consumidores optando por cervejas e vinhos em vez de bebidas potencialmente adulteradas. A associação enfatizou a importância de adquirir bebidas de fontes confiáveis e a necessidade de uma fiscalização eficaz para combater a adulteração.
Fonte: Jovem Pan - 05/10/2025
Notícias
- 07/10/2025 Isenção de IR até R$ 5 mil e taxação dos mais ricos: veja o que muda na prática
- Metanol: Padilha pede que consumidor evite garrafas de rosquear; entenda
- Crise no Banco Master expõe risco para empresas e fundos de pensão
- Operadora deverá manter ativo plano de saúde de paciente com câncer
- CPMI do INSS convoca procurador afastado por descontos em aposentadorias
- Conselho limita parcelas e valor da linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do FGTS
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)