Produto que reduzir o peso deverá avisar consumidor na embalagem por seis meses
Publicado em 30/09/2021
Portaria do Ministério da Justiça dobra o tempo de exposição
Entre os exemplos estão a redução do número de itens ou do peso do conteúdo de pacotes de biscoitos, embalagens de refrigerantes, artigos de higiene pessoal e limpeza, entre outros.
A portaria, que será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, também determina que as informações transmitidas ao consumidor devem estar na parte da frente da embalagem, com texto em letras legíveis e grandes, em negrito e em cor contrastante com o fundo do rótulo informando a alteração.
Alerta ao consumidor
O objetivo da mudança é minimizar o risco de o produto ser ofertado ao consumidor, simultaneamente, em duas versões, uma delas sem a devida declaração.
Com o passar do tempo, os consumidores tendem a se habituar com os novos padrões da embalagem e a pagar mais ou o mesmo preço por menos. Além disso, há mudanças que podem ser imperceptíveis, induzindo o erro na decisão de compra.
"Alertar o consumidor para essas mudanças, que cada vez vêm sendo mais frequentes, é assegurar seu direito de escolher de maneira legítima o que vai comprar", disse ao GLOBO o ministro Anderson Torres, defendendo a necessidade de as empresas e comunicaram com transparência com as empresas.
A determinação também se aplica às compras realizadas pela internet. No comércio eletrônico, a portaria deixa explícito que a informação sobre alteração da quantidade do produto também precisa estar disponível no site de compras quando for feita a operação.
Os fornecedores terão 180 dias a contar da publicação desta portaria para se adequar às novas regras. Aqueles que não cumprirem as determinações estarão sujeitos a sanções como multas, apreensão dos produtos, proibição de fabricação, cassação de licença do estabelecimento ou de atividades.
A portaria altera a legislação de 2002, que obrigava as empresas a informarem sempre que houvesse alteração da quantidade nas embalagens.
No ano passado, a Senacon fez um levantamento com grupos empresariais e associações dos setores de alimentos, limpeza e higiene pessoal para avaliar a adequação das normas.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, assinou portaria em que aumenta, de três para seis meses, o prazo em que informações sobre mudanças na quantidade de itens de um produto devem permanecer informadas na embalagem.
Fonte: economia.uol.com.br - 29/09/2021
Notícias
- 19/01/2026 Planilhas e apps gratuitos para controlar os gastos mensais
- Preço do etanol sobe em 19 estados, aponta ANP
- Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira
- Defasagem da tabela do Imposto de Renda chega a 157% em 2025, calcula Sindifisco
- Nova regra da CNH derruba preços e faz autoescolas venderem pacotes por cerca de R$ 300
- Agência de turismo não poderá reter taxa de serviço após cancelamento de viagem
- FGC: dos 800 mil credores do Master, 569 mil pedidos de ressarcimento já foram registrados
- Focus: projeção de inflação para 2026 recua a 4,02%; PIB e dólar mantêm estabilidade
- Cuidado com golpes em falsos leilões, telefonemas, mensagens e sites
- O que vale mais a pena: comprar imóvel ou alugar e investir?
- Haddad defende que BC fiscalize fundos em vez da CVM em meio ao caso Master
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
