Polícia Civil apreende 3 toneladas de alimentos vencidos em Walmart de São Paulo
Publicado em 24/04/2017
Operação executada pelo DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) começou após denúncia de cliente que comprou pão embolorado
A unidade do Walmart da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, teve três toneladas de alimentos apreendidas pela Polícia Civil na última terça-feira (18). Os produtos foram recolhidos por estarem fora da data de validade.
A operação, executada pelo DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), teve início após a denúncia de um cliente, que se dirigiu até uma delegacia após notar que um pão que havia comprado estava com aparência embolorada. Segundo a polícia, os pães estão justamente entre a maioria dos alimentos apreendidos, juntamente com produtos como frios e bolos.
Os itens vencidos não estavam somente guardados no estoque. Alguns dos produtos estavam disponíveis para venda aos clientes, espalhados pelas gôndolas da unidade do supermercado.
Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, a gerente do supermecado que era responsável pelo controle e pela estocagem dos produtos foi presa em flagrante, mas foi liberada em seguida, mediante ao pagamento de uma fiança no valor de 30 salários mínimos – equivalente a R$ 28.110. A polícia informa que a fiança foi paga pela empresa.
Vistorias
Além da fiscalização já realizada, a polícia também vai pedir para que a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de São Paulo) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) façam vistorias no local, a fim de conferir as condições em que se encontram o armazenamento dos produtos e também a higiene da loja.
Os consumidores que desconfiarem da data de validade ou das condições de um produto devem se dirigir ao DPPC – localizado na Rua São João, na República – ou fazer uma ligação para o número 181, com anonimato garantido em qualquer uma das situações.
Por meio de nota, a rede informou que já tomou providências para controlar a situação dos alimentos vencidos. "O Walmart possui procedimentos internos rigorosos para assegurar a excelência dos serviços e produtos oferecidos aos seus clientes. O episódio ocorrido na unidade em questão é inaceitável, alheio à rotina operacional da empresa, e já tomamos medidas cabíveis, como intensificar inspeções e controles já existentes em todas as unidades", disse.
Fonte: Brasil Econômico - 20/04/2017
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