Contribuintes são lesados com o envio de boletos falsos de IPVA e IPTU
Publicado em 30/01/2017
Segundo Governo e Prefeitura, a população deve ficar atenta aos boletos recebidos e sempre consultar antes de efetuar qualquer pagamento
Começo do ano as despesas com impostos como o IPVA e IPTU deixam o consumidor preocupados. Para piorar, além de pensar em como quitar os tributos anuais o contribuinte deve se atentar ao golpe dos boletos falsos, que tem sido aplicado por criminosos em praticamente todo o País.
As prefeituras enviam aos contribuintes o aviso com o valor dos tributos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e os criminosos aproveitam o envio da correspondência à população para criar boletos falsos .
Os contribuintes só ficam sabendo que foram vítimas de fraude quando são notificados pela prefeitura pelo não pagamento dos tributos. O golpe nos boletos do IPVA começou a circular pelo aplicativo de mensagem WhatsApp e o motorista ao invés de receber da Prefeitura o informativo com o valor do tributo a ser pago, ele recebeu a notificação junto a um boleto com código de barras para o pagamento.
No Portal do Governo do Estado, a Secretaria da Fazenda tem feito alertas constantes aos brasileiros pedindo que se verifique a autenticidade do boleto em um dos canais oficiais, sendo eles a página no site da Fazendo que fala apenas sobre o IPVA e na rede bancária, sendo esse o único canal autorizado para o recebimento do tributo do imposto sobre automóveis.
Ainda segundo informações do Portal do Governo, o Fisco informou ter tomado conhecimento de um site falso, idêntico à página da Secretaria da Fazenda, que consegue gravar informações confidenciais dos proprietários de automóveis para a aplicação de diversos outros golpes. “A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais”, explica o governo.
No portal a orientação ao contribuinte é que, em caso de dúvidas, eles entrem em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone, no número 0800-17011, ou pelo canal Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.
IPTU
No caso do imposto sobre os imóveis a fraude dos boletos falsos acontece de forma bem parecida. O contribuinte recebe um título falso para pagamento e só fica sabendo do golpe quando recebe uma cobrança da prefeitura.
Para evitar ser vítima desse golpe, a Prefeitura orienta que os contribuintes, em caso de dúvida, eles podem enviar um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br e verificar se é um boleto oficial ou se dirigir até uma das subprefeituras e solicitar a segundo via do boleto.
Nos dois casos, tanto o governo quanto a prefeitura informam estar trabalhando em conjunto a polícia civil para encontrar os criminosos e evitar que mais contribuintes sejam lesados pelo golpe dos boletos falsos.
Fonte: Brasil Econômico - 28/01/2017
Notícias
- 19/01/2026 Planilhas e apps gratuitos para controlar os gastos mensais
- Preço do etanol sobe em 19 estados, aponta ANP
- Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira
- Defasagem da tabela do Imposto de Renda chega a 157% em 2025, calcula Sindifisco
- Nova regra da CNH derruba preços e faz autoescolas venderem pacotes por cerca de R$ 300
- Agência de turismo não poderá reter taxa de serviço após cancelamento de viagem
- FGC: dos 800 mil credores do Master, 569 mil pedidos de ressarcimento já foram registrados
- Focus: projeção de inflação para 2026 recua a 4,02%; PIB e dólar mantêm estabilidade
- Cuidado com golpes em falsos leilões, telefonemas, mensagens e sites
- O que vale mais a pena: comprar imóvel ou alugar e investir?
- Haddad defende que BC fiscalize fundos em vez da CVM em meio ao caso Master
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
